Ronildo dos Santos Soares

Endereço:
Taguaruçu
Estrada Geral
Ermo, Santa Catarina 88.935-000
Brasil
fone:
ver fone(48) 8833-2930

Descrição

Um dos nomes mais importantes da bancada do PMDB que contou com apoio de seus correligionários para tomar assento a uma cadeira junto à Câmara Municipal do Ermo é eleito para cumprir o mandato de 2005 a 2008 e posteriormente reeleito para o mandato de 2009 a 2012.

“Romulo” como é conhecido nasceu a 12 de novembro de 1971 na comunidade de Linha São José, município de Meleiro no seio da família de Pedro Francisco Soares e Tereza dos Santos Soares seus pais.

Na Escola Isolada de Linha São José fez iniciou o curso primário e cumpriu até a terceira série. A quarta série completou no Retiro Saudoso em Taquaruçu e cursou o ginasial na Escola Fundo do Cedro no município mãe da região da AMESC – Araranguá. Ronildo dos Santos cursou ainda o supletivo no CEJA.

Filho de pais agricultores começou a trabalhar aos seis anos de idade e podem acreditar, teve sempre uma vida bastante dura. Já àquela idade se levantava às seis horas da manhã para carregar balaios de mandioca para abastecer o Engenho de Farinha de propriedade do seu Pedro seu pai. Aos dez anos de idade se mudou para a localidade do Ermo, o território pertencia ainda ao município de Turvo, mas seria emancipado alguns anos mais tarde. Aos treze anos trabalhava em safras para terceiros e aos trinta anos passou a trabalhar em terras arrendadas.

Desde 30 de junho de 1990 é casado com a senhora Maria de Fátima Inácio Soares, que também é agricultora e com ela tem dois filhos: Laise e Bruno Henrique. Nas atividades comunitárias participou da Associação de Pais e Professores da Escola Isolada Campo Verde, tendo sido seu tesoureiro no período compreendido entre os anos de 2001 e 2002. Esteve sempre à disposição da igreja como festeiro em várias capelas, como por exemplo, Campinho, Santa Rita, Soares e Nossa Senhora do Bom Parto. Envolvido com as questões sindicais da classe dos trabalhadores rurais, realizou movimento para ajudar a implantação de melhores políticas agrônomas.

Antes de participar de sua primeira eleição Ronildo foi cabo eleitoral de Daniel Borges nas eleições do ano 2000, ajudando o companheiro a conquistar sua vitória com muito mérito. Para as eleições de 2004 havia uma grande perspectiva de que Daniel viesse compor a chapa majoritária para Prefeitura com Donato Della Vecchia, segundo analistas a dupla teria força suficiente para ganhar aquele pleito; mas isso não ocorreu. Em função da derrota nas convenções Daniel Borges não lançou seu nome para o legislativo e apoiou Ronildo e este não decepcionou.

Abertas as urnas a 3 de outubro de 2004 surpreendeu quando contabilizou 188 votos que lhe garantiu a segunda colocação junto ao quadro de parlamentares eleitos para aquele pleito. Ronildo é um parlamentar que exerce seu mandato com o máximo de respeito aos votos de cada um de seus eleitores; com transparência e honestidade; aos quais reputa de obrigação “sinequanon” a qualquer pessoa no desenvolvimento de qualquer que seja cargo público.

Uma das mais controversas situações vividas não somente pelo Ermo, mas por uma gama de municípios brasileiros é a questão da divisa com outros municípios que não tem um acidente geográfico claro para separar as administrações e isso promove, segundo ele, grande perda de tempo e deixa a comunidade sem receber benefícios pelas administrações pertinentes. Em assim sendo irá ocupar-se decididamente pela definição das fronteiras entre o Ermo e Araranguá, que irá facilitar inclusive, segundo ele, a identificação de eleitores. Outras bandeiras de luta, que configuram alguns de seus maiores compromissos com os moradores do bairro são: a implantação da Pré-Escola para o Bairro e a construção de um Centro Comunitário para organização administrativa do referido bairro.

Ronildo dos Santos Soares foi um dos vereadores do PMDB agraciados com o plano da Casa Própria da COHAB para famílias de baixa renda e repassou a cinco famílias sua quota. Na oportunidade Diretor Financeiro daquela Cooperativa Habitacional era o ex-prefeito peemedebista do Ermo o senhor Altamiro Schmidt.