Osvaldo Marinho Novais

Endereço:
Paiçandu
Centro
Paiçandu, Paraná 87.140-000
Brasil

Descrição

“No que vai pelo mundo, fatos de hoje histórias de amanhã, o relato dramático dos acontecimentos.”

Assim iniciava o Repórter Eron Domingues seu Repórter Esso nos idos anos 1960 na Rádio Globo. Lideranças Políticas tem o dever de resgatar a história de homens públicos, porque todos aqueles que se encaixam no perfil de repórter de sua época ou defensores de causas populares merecem ser lembrados. São pessoas que saíram do anonimato para se revelarem heróis incontinentes a favor das causas sociais. Muitos querem passar para a história e acabam ficando pelo caminho. No Estado do Paraná e especialmente em Paiçandu encontramos uma dessas pessoas que precisam passar para a História de seu município por sua dedicação e trabalhos constantes no engrandecimento e melhoria de condições sociais. Estamos falando de Osvaldo Marinho Novais.

O bom paranaense de Borrazópolis, cidade não muito distante de Paiçandu, nasceu a 29 de abril de 1962 e adotou esta cidade como berço que ocupa metade de seu coração. Na outra metade se encaixa a cidade natal do nobre vereador donde seus progenitores o senhor Anfilófio Pereira Novaes e senhora Anita Marinho Novaes produziram aquela semente que viria encher de orgulho toda família.

Osvaldo Marinho Novais estudou na Escola Anita Garibaldi onde concluiu o primeiro grau e se esmerou em outros cursos para polimento profissional como, por exemplo, Técnicas de Vendas pelas Casas Bahia, Locutor e Radialista. No período em que assumiu a função de parlamentar cursos importantes foram consignados ao seu currículo como: Orçamento Público, Legislação (como dirigir a Câmara, Impedimentos Legais, Regimento Interno, etc.).

Ao longo de seus anos Osvaldo preencheu as folhas de seu portfolium profissional em atividades dignificantes como o bom tempo que dedicou junto à CURIPEL Indústria de Produção de Celulose na capital paranaense nos anos de 1985; entretanto se recorda com clareza de seu primeiro emprego como ensacador no extinto IBC – Instituto Brasileiro do Café. Ingressou logo após como auxiliar de epósito na rede atacadista I C Pereira Atacado no município de Maringá. De 1990 a 1994 agregou-se profissional à construção civil e consta ainda logo após aquele período um trabalho de cerca de seis meses numa Usina de Cana de Açúcar.

Mais tarde retorna a convite do antigo patrão à rede atacadista na empresa I C PEREIRA ATACADO em Maringá, lá permanecendo por muitos anos. Por gosto aos meios de comunicação, e como já havíamos nos reportado anteriormente ele fez curso de Locução e por um período de um ano prestou relevantes serviços à Rádio Difusora de Maringá como comunicador.

Esteve ainda prestando serviços à Distribuidora de Bebidas Adega Brasil com duas lojas, mas permaneceu na matriz em Maringá. Lá fazia entregas e às vezes desempenhava a função de vendedor para atender a alguns clientes. Na sua passagem de três anos pelas Casas Bahia como vendedor teve um salto de qualidade profissional que lhe deu bastante popularidade. Na mesma empresa viria ainda desempenhar suas funções como locutor de porta de loja por um período equivalente a oito meses. Foi ainda entregador de Gás em Paiçandu e seu último emprego em 2009 foi aquele que pelas suas características peculiares o projetaram para o universo político. Foi como vendedor de produtos de limpeza, representante que fazia suas promoções de porta em porta que a população de Paiçandu passou a conhecê-lo melhor e aprendeu a respeitá-lo. Graças a todo seu esforço pessoal ele contrai matrimônio com Janette Rodrigues Novais – que também é do ramo de vendas a 17 de outubro de 1987, constituindo uma sólida família. É com muito carinho e responsabilidade que encaminham as três filhas: Kelly Aparecida, Luana Rodrigues e Bruna Aparecida.

Sua vida pública na realidade começa bem antes quando participava de Bingos Beneficentes para auxiliar diversas instituições – colégios e igrejas. Compôs com muita dignidade preocupação a APM das duas maiores escolas da cidade. É Fundador do Conselho Municipal de Educação no ano de 2007, não apenas contribuindo para sua estabilização como também auxiliando na confecção do estatuto que rege todas as ações da entidade.

Filiou-se em 1988 em Paiçandu ao PSC – permanecendo até 2008. A primeira disputa se deu em 1996, mas daquela feita não atingiu o número de votos necessários para se eleger. Descontente com o partido migrou para o PT. Desta feita fez um trabalho mais acirrado e acabou sendo coroado de sucesso. Foi o 4º mais votado com 630 votos em meio a uma disputa acirrada com 87 candidatos que disputavam somente nove vagas.

Como parlamentar tem dado toda a atenção aos projetos oriundos do Poder Executivo que venham beneficiar a cidade, principalmente com as dotações ou suplementação de verbas para as obras de infra estrutura que se fizerem necessárias.

Uma de suas satisfações pessoais é o recapeamento asfáltico em torno da Praça da Catedral que se configurou como uma obra de grande valia para toda comunidade. Elegeu como suas prioridades de mandato: A pavimentação asfáltica para melhor integração de todo município e a saúde pública.

Destaca como suas melhores realizações até o presente: A aquisição de uma Ambulância do Corpo de Bombeiros através de ofício por ele próprio expedido contando com a colaboração Deputado Estadual do PT que é candidato ao Governador do Estado. Encabeçou o movimento que visava a moralização da Avenida Curitiba no centro da cidade que sofreu algumas alterações no trânsito e uma fiscalização mais rigorosa para evitar que automóveis extrapolassem os limites de tolerância com o seu som alto. Atualmente gestiona junto ao Secretário do DER com a participação do Deputado Estadual Ricardo Barros a construção de uma passarela sobre a rodovia que com a duplicação ficou muito perigosa.