Dilair Menin

Endereço:
Estrada Geral Linha Fatima
Zona Rural
Caibi, Santa Catarina 89.888-000
Brasil
fone:
ver fone(48) 8808-1367
celular:
ver celularCelular: (49) 8808-1367
Entre em Contato

Descrição

“Deixe o mundo mudar você e você mudará o mundo” (E C Guevara.

O gosto pela filosofia faz uma pessoa diferente e esta com sua sabedoria afeta positivamente tudo e a todos a sua volta.

A 17 de abril de 1967 nasce em Caibi por desejo do Ângelo Menin e senhora Helena Motter Menin uma criança que fará história em sua cidade. Certamente o casal não havia imaginado que isso viria ocorrer um dia. Saberiam sequer que ali estaria alguns anos mais tarde a representação do anseio de toda uma comunidade.

Desta forma foram levando a vida com as agruras do dia a dia e tão logo se aproximou a oportunidade inscreveram-na na Escola Estadual Isolada Nossa Senhora de Fátima de Linha Fátima para dar suas primeiras caminhadas sobre o solo da educação. Logo depois já adolescente ele inicia no Colégio Estadual Don Pedro Segundo o ginásio e encerra o curso na Escola Estadual Nossa Senhora da Salete em Maravilha. Depois disso dá seqüência na Escola Estadual Ernesto Alves em Rio Pardo RS; curso de agente de defesa sanitário animal.

Logo após dá continuidade aos seus objetivos de se laurear em filosofia no Instituto de Filosofia Padre Berthir de Passo Fundo. Nunca desistindo do aprendizado e do conhecimento inicia na UNOPAR - Universidade do Norte do Paraná uma nova cadeira.

Estamos falando na verdade da vida educacional e pessoal de Dilair Menin uma Liderança Ativa na cidade de Caibi.

Em seu período de estudante foi presidente do grêmio estudantil no colégio quando estudava em Rio Pardo RS e a par de seus estudos a nível superior, sempre nutriu o espírito com muitos outros cursos, destacando entre eles um curso de teologia na antiga UNOESC com carga de duração de 3 anos. A maioria dos outros cursos de polimento profissional foi feito na área agrícola, política e religiosa.

“Quando você pensa que sabe todas as respostas vem a vida e muda as perguntas (Luiz Fernando Veríssimo)”

Nenhuma vida é igual. A diversidade torna a vida mais interessante. E a história pessoal e profissional de cada um é única. Mas há muita coisa em comum na vida dos bem sucedidos: o aprendizado vem pela dor, pelo trabalho e pela dedicação. Desde seu nascimento, a vida foi seu melhor professor não importa pelas quais diferentes cidades porque passou e pelas atividades profissionais ou de aprendizado que vivenciou; a dedicação é o grande diferencial e nesse quesito Dilair Menin deu provas de sua capacidade de suportar para aprender. Ele que nasceu e viveu em Linha Fátima dentro de uma família de 8 filhos aprendeu muita coisa na convivência com seus pais e irmãos.

Apesar de casado, até hoje vive junto com seus pais octogenários. Sempre viveu na agricultura, apenas afastou-se do meio rural entre seus 10 e 20 anos de idade em função de seus estudos na maior parte no seminário de padres em Maravilha, Rio Pardo e Passo Fundo; todos pertencentes aos Missionários da Sagrada Família. Aos 20 anos retorna para casa de seus pais e não se afasta mais, voltando a ter contato com a agricultura; atividade que exercerá para sempre. A dez de janeiro de 1990 contrai matrimônio com a senhora Marilene de Martini Menin que vive profissionalmente da atividade rural e deu ao marido duas filhas: Aline e Andréia.

Com seu retorno à cidade natal exerce uma série de atividades religiosas e filantrópicas que o evidenciaram como homem de ciências, letras e generosidade. Esteve envolvido como presidente da comunidade da Igreja de Linha Fátima do ano de 1998 ate 2002, sendo também secretario e por 18 anos consecutivos Ministro da Eucaristia naquela comunidade.

Foi presidente do Esporte Clube Serrano de Linha Fátima e também do Grupo de Jovens USAFA - Juventude JUDE da Sagrada Família de Linha Fátima e membro do Conselho Administrativo da Cooperativa Auriverde por cinco anos, no período compreendido entre 1998 e 2003. Atualmente é membro do Conselho Fiscal da Cooperativa de Crédito Auriverde.

“Os filósofos se limitaram a interpretar o mundo de diversas maneiras, o que importa é modificá-lo (Karl Marx)”

A política é o caminho das mudanças. A elas se dirigem aqueles agentes modificadores que com apoio popular vão mudar as coisas. O que se espera deles é que façam as modificações acertadas.

No ano 2004 Dilair experimenta sua primeira experiência político-partidária concorrendo às eleições daquele ano na qualidade de candidato a vice-prefeito vindo, junto ao companheiro Adilar Carlesso, conquistar seu espaço político para administrarem a cidade em nome do povo. A administração Carlesso/Menin teve aprovação popular no período administrativo compreendido entre 2005 e 2008 e vieram reeditar nova vitória nas eleições de 2008.

Sua caminhada política tem inicio em 19 de abril de 1990 filiando-se ao PT por influência da igreja. No decorrer de 19 anos foi secretário do PT no Diretório Municipal desde 1990 a 2009. Agregou forças em 2004 junto ao PMDB para derrotarem a coligação entre o PP, os democratas e o PDT.

A Tônica da administração Carlesso / Menin estava pautada na priorização de suas metas de campanha usando de uma de administração super aberta e democrática, desvendando para o povo que o adversário político não é um inimigo e sim alguém que pensa diferente e que tem suas razões para pensar desta forma. Entende que as últimas duas administrações foram pautadas pela democracia que tentou contemplar todos os seguimentos.

O Centro de Eventos é a prioridade das prioridades deste mandato, compromis-so que falta ser realizado, mas a competente dupla vem trabalhando para a realização de outra prioridade que é a construção de habitações populares para a população de baixa renda.

CITAÇÕES DE DILAIR MENIN

"De tudo, ficaram três coisas: a certeza de que estamos sempre começando, a certeza de que é preciso continuar e a certeza de que seremos interrompidos antes de terminar. Portanto, devemos fazer da interrupção um caminho novo, da queda um passo de dança, do medo uma escada, do sonho uma ponte e da procura um encontro." (Fernando Pessoa).

"Não tenho medo da morte. Tenho medo da desonra.” (José Alencar)

Quase não existe diferença entre o atleta vencedor e o que chega por último. Ambos possuem o mesmo número de músculos para trabalhar. Ambos jogam com as mesmas regras e usam equipamentos semelhantes. Porém, o vencedor é o que tem a determinação de vencer.

O vencedor é aquele que faz o que é preciso, treina dia após dia, esforça-se um pouco mais a cada treino, é capaz de visualizar sua passagem pela linha final a frente dos demais. Cada um possui a matéria-prima para o sucesso e a realização. Ninguém é mais ou menos equipado para alcançar o sucesso, do que nós mesmos. Mas nós é que devemos fazer o sucesso acontecer em nossas vidas.

Só vale a pena estar na vida pública, se for para melhorar a vida das pessoas.

Obrigado por partilhar este pensamento, esta convicção, contigo.

Em 2012 Dilair Menin foi apontado como candidato de consenso para o cargo de prefeito da cidade de Caibi, teve seu nome aprovado pelas Lideranças do município e recebeu o aval dos eleitores em 07 de outubro de 2012 para gerenciar os destinos do município no período de 2013 a 2016.