Bertino Hobold

Endereço:
Rua Monsenhor Frederico Tomborck, 1300
Centro
São Ludgero, Santa Catarina 88.730-000
Brasil
fone:
ver fone(48) 3657-8816
celular:
ver celular(48) 9996-5925

Descrição

A Secretaria de Obras tem como principal atribuição definir os projetos estratégicos para realização de obras de interesse público nas áreas de construção, saneamento básico, ambiental e outros serviços públicos. A Secretaria, planeja, executa e fiscaliza obras. Responde pela manutenção dos prédios públicos e realiza serviços como projetos, levantamentos, orçamentos, reparos, reformas, ampliações, construções, avaliações e obras emergenciais. Solicita e contrata os serviços autorizados, fiscaliza a execução e desenvolve a obra que venha beneficiar o bem comum.

A logística é sem dúvidas um dos aspectos mais relevantes e que certamente preocupam o senhor Bertino Hobold dentro de seu vicinal setor de trabalho a Secretaria de Obras e Viação. São Ludgero tem forte vocação histórica para o crescimento vertiginoso no setor agrícola e industrial. Leia-se neste contexto as agroindústrias o próprio parque industrial notadamente da produção de derivados de plásticos e da indústria madeireira. Portanto este é o setor que deve propulsionar todo desenvolvimento sócio econômico da cidade; porque o progresso pede passagem, ampliações, terraplenagens, boas estradas e um sorriso simpático estampado nos dentes para dizer o não inteligente.

Bertino Holbold tem ascendência direta de um dos personagens centrais da emancipação de São Ludgero, é neto de Antonio Philippi – o primeiro prefeito da cidade de Colônia que um ano mais tarde viria juntar-se ao território do atual município. Além desse importante parentesco nasceu no ano da emancipação da cidade, exatamente no dia 12 de março de 1962 e seu pai leva o nome do município.

O filho de Ludgero Hobold e Bernadete Fanbomel Hobold veio dar lustro ao nome da família com sua trajetória política, profissional e pessoal. Um entre dez dos filhos do casal muito se esforçou desde a infância para engrandecer os negócios da família na área da agricultura, especificamente no plantio de verduras, criação de gado suíno e bovino e ainda na comercialização de açúcar através de seu próprio engenho. Essa colaboração ocorreu até que completasse 15 anos de idade porque a partir dali iria começar sua carreira solo e o primeiro destino foi na Madeireira Bertino Schlickmann no setor de serviços gerais. Passou desta para outra empresa aos 16 anos e permaneceu junto à Granja Warmelling até completar os 18 anos de idade como ajudante de vendas e entregador.

Aos 19 anos, depois de uma curta experiência na Embraco de Joinville, retorna a São Ludgero desbravar as estradas deste imenso país na qualidade de caminhoneiro, permanecendo no setor até seus 28 anos de idade.Neste mesmo período inicia seu próprio negócio no ramo de compra e venda de verduras, atendendo uma extensa região dentro do contexto do sul do estado. Isto ocorreu até o ano de 2005.

No final deste ciclo passa a dedicar-se ao ramo de terraplenagem, mantendo-se no setor até 2007; quando decidiu vender alguns bens pessoais para adquirir uma carreta com o intuito de trabalhar no ramo de transportes rodoviários. O filho Maico é seu parceiro nesta empreitada.

Nosso atencioso secretário é casado com Romilda Sispinski e se orgulha de ter criado com a parceira fiel uma família digna embasada na honestidade e no trabalho, mais precisamente pela condução moral e cidadã de seus dois filhos: O Maico, anteriormente reportado e a filha Maiara, que completa esta alegre família.

Tai uma pessoa que sempre se doou às causas sociais. Exemplo inconteste disso é sua participação por vários anos nas comunidades religiosas de movimento de irmãos coordenados pela Igreja Matriz de São Ludgero. Foi ainda, Vice-Presidente do Conselho Administrativo da Cooperativa de Eletrificação do município a CEGERO. Por seis anos participou de forma ininterrupta Sociedade Esportiva e Recreativa de São Ludgero como Conselheiro. É membro fundador do Centro de Tradições Gaúchas Beira Rio e compõe atualmente a diretoria.

Sua caminhada política tem inicio na primeira vez, quando de sua filiação no ano de 1996 ao PMDB, isso feito através de convite de Rafael Warmelling e Jose Ferdaus, senhores que compunham a executiva do partido na oportunidade. Naquele mesmo período concorreu como candidato a Vereador e consegue eleger-se com 131 votos, representando dignamente seu partido como o único companheiro eleito para aquela eleição. No período compreendido entre o ano de 1999 e 2000 foi eleito para o cargo de Primeiro Secretário da Mesa Diretora. No pleito seguinte estimulado pelos companheiros do partido volta a concorrer e permanece na segunda suplência com a quantidade de 171 votos.

Na campanha política de 2004 não quis concorrer, mais fez parte do coeso grupo do PMDB que além de eleger o prefeito, elege também dois vereadores para a Casa Legislativa no mandato correspondente de 2005 a 2008. Homem de confiança do Prefeito Ademir Gesing, vai dirigir com maestria uma das secretarias pilares do erário público, e em conseqüência da reeleição de Ademir dá continuidade ao excelente trabalho que vem desempenhando naquela cidade.

Dentre as mais importantes realizações de sua Secretaria se destacam: a construção de três pontes de concreto de ligação centro-bairros, reforma da ponte Nova Estrela que conecta a saída da cidade para o município de Braço do Norte; pavimentação das Avenidas: Monsenhor Tombrock, Antonio Warmelling bem como da Rua Irmã Teófila. É responsável pela solicitação e renovação de toda frota de serviços da Prefeitura Municipal, donde se destaca a importante aquisição de um caminhão pipa e tem dado total respaldo às obras de beneficiamento de estradas que ligam os bairros ao centro da cidade e às vias de escoamento de produção.

Por todo esse seu trabalho certamente São Ludgero te agradece e numa frase bastante interessante nosso Secretário Bertino Hobold define sua vontade de continuar colaborando para o progresso da cidade: “Haverei de trabalhar por esta cidade que é a minha cidade natal porque além de constar de meu documento de identidade, está definitivamente colocada dentro de meu coração”.